Renovação de Ar Externo

Trecho da Portaria 3523/98 Art. 5º Todos os sistemas de climatização devem estar em condições adequadas de limpeza, manutenção, operação e controle, observadas as determinações, abaixo relacionadas, visando a prevenção de riscos à saúde dos ocupantes:
f) garantir a adequada renovação do ar de interior dos ambientes climatizados, ou seja no mínimo de 27m3/h/pessoa.

E este é um assunto sério! Dor de cabeça e sonolência são sintomas típicos de quem passa muito tempo num ambiente climatizado sem renovação do ar. Isso acontece em função do ar ser respirado por muitas pessoas ao mesmo tempo numa sala fechada, liberando excessivamente gás carbônico e consumindo o oxigênio. Além dos sintomas de desconforto, esta prática, pode servir para disseminar vírus e bactérias que estão presentes no ambiente.

Esta condição faz parte da “Síndrome do Edifício Doente”

Projetos de Renovação de Ar

Importante tanto para edifícios em fase de projeto quanto para aqueles existentes e já até climatizados, a renovação de ar é o segredo para a saúde e produtividade nos escritórios e demais espaços confinados de trabalho.

O projeto de renovação de ar irá indicar a melhor forma de trocar o ar “viciado” do seu ambiente por um ar novo e cheio de oxigênio, de acordo com as características da sua edificação, número de ocupantes, entre outras variáveis e, inclusive, irá prever a interação da renovação no seu sistema de ar condicionado já instalado te alertando para as mudanças que ocorrerão no seu ambiente e minimizando impactos para a nova condição.